Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em concerto exclusivo à Sua Alteza Real, Princesa Benedikte da Dinamarca, em Curitiba
Os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, regidos pelo seu maestro titular Stefan Geiger, tiveram uma plateia inusitada na noite do dia 22 de outubro de 2019: a Princesa Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, da Dinamarca, juntamente com sua comitiva oficial. Irmã de Sua Majestade a Rainha Margrethe II da Dinamarca, a integrante da Casa Real Dinamarquesa veio à Curitiba para inaugurar um Instituto de assistência social que leva seu nome.
O Instituto Princesa Benedikte é o primeiro projeto social dinamarquês no Brasil, com espaço físico de mil metros quadrados e capacidade para atender até 30 crianças em situação de vulnerabilidade social, retiradas da guarda dos pais por maus tratos, abusos e graves comprometimentos.
A Princesa cumpriu agenda oficial com autoridades municipais e estaduais, e, dentre os eventos, foi recebida pelo Vice-Governador Darci Piana no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, com honras militares. E foi nessa oportunidade que Sua Alteza Real teve o privilégio de desfrutar, juntamente com sua comitiva, de um concerto da mais tradicional Orquestra paranaense. Sob a batuta de Geiger, foram executados clássicos da música erudita e também composições emblemáticas da música brasileira, como Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, e Aquarela do Brasil, de Toquinho.
Oportunidades como essa reafirmam o papel da Orquestra Sinfônica do Paraná como um dos grupos de música erudita mais importantes do estado e como construtora ativa do patrimônio cultural imaterial paranaense. O presidente do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná Wilson José Andersen Ballão esteve presente no evento, confiram as fotos!
Fotos: Marcel Kriegl