COM REALIZAÇÃO DO IAOSP, ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ CONFIRMA PRIMEIRO CONCERTO PRESENCIAL NO TEATRO GUAÍRA DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

COM REALIZAÇÃO DO IAOSP, ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ CONFIRMA PRIMEIRO CONCERTO PRESENCIAL NO TEATRO GUAÍRA DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

O Instituto também segue com a realização e divulgação dos concertos online, e coordena o retorno do maestro alemão Stefan Geiger para um concerto presencial em dezembro.

Agosto foi mês de gravação da nova série de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, projeto realizado em parceria com o Projeto Portinari. A iniciativa, intitulada “Clássicos Regionais”, teve concepção e realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), e é voltada ao repertório orquestral regionalista de diferentes partes do mundo. O programa conta com o compositor alemão Brahms, o pernambucano Clóvis Pereira, o paulista Carlos Gomes e o curitibano Bento Mossurunga.

Um dos diferenciais do projeto é a conexão entre os universos da música de orquestra e das artes visuais. Durante cada peça executada pela OSP, uma obra de Candido Portinari é projetada no cenário. A cenografia, diga-se de passagem, é outra riqueza da ação idealizada pelo IAOSP: com projeto elaborado pela empresa Ato1lab, os músicos foram inseridos em uma estrutura que emula uma casa, em contraponto aos cenários rurais retratados nos quadros de Portinari. É uma alusão ao ambiente agrícola em que o artista nasceu, cresceu, e forjou seu referencial artístico para retratar o Brasil.

O projeto Clássicos Regionais foi a primeira atividade do IAOSP no Teatro Guaíra desde novembro de 2020, ainda que sem público presente. A ação trouxe a sensação de que, aos poucos, a volta à normalidade, de fato, acontece.

A expectativa de retorno se renova com a confirmação do segundo ciclo de gravações do projeto, que está programada para a última semana de novembro. Dessa vez, o repertório é voltado à música brasileira para quinteto de sopros. A ação mantém a parceria com o Projeto Portinari, e o resultado será uma série extensa de concertos digitais com a temática regionalista.

Além disso, o primeiro concerto presencial da Orquestra Sinfônica do Paraná, e realizado pelo IAOSP, foi confirmado para o dia 05 de dezembro, com regência de Stefan Geiger. O regente volta ao Teatro Guaíra no posto de maestro convidado após um ano e meio longe de Curitiba.

No programa, os germânicos Beethoven e Schumann, de modo a matar a saudade que todos estão do maestro alemão. A apresentação manterá as transmissões digitais incorporadas durante a pandemia, período que abriu as portas ao experimento de novas possibilidades trazidas às orquestras pelo mundo online.

Para garantir a segurança do público, o espetáculo acontecerá com quantidades limitadas de ingressos disponibilizados por concerto, todos eles gratuitos. O uso de máscara de proteção é obrigatório durante o período de permanência no Teatro Guaíra, e poderão comparecer ao concerto pessoas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou pessoas que apresentarem exame negativo para Covid-19 realizado, no máximo, 48h antes do concerto. Os comprovantes serão checados na entrada.

Não haveria como estarmos mais animados para essa retomada! Acompanhe as novas atualizações em nosso site e em nossas redes sociais!