Não é preciso ser um apreciador declarado da música clássica para ter como familiar a melodia da Quinta Sinfonia de Beethoven. De alguma forma, as suas notas são populares, mesmo com o título complicado que sobre elas paira. O parecido acontece com a Ópera de Giuseppe Verdi, “La Forza Del Destino”. Seus arranjos dão o clima para uma trama digna de novela televisiva.
Nos dias 21 e 22 de setembro, no teatro Positivo e Teatro Guaíra, respectivamente, o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná lançou mão dos elementos populares das duas composições citadas acima para aproximar ainda mais esses expoentes da música erudita do público curitibano. Na data, o IAOSP promoveu o concerto “Forças do Destino”, no Teatro Guaíra, com ingressos a preços acessíveis e explicações pedagógicas sobre as obras antes das apresentações. Além disso, houve um ensaio aberto no dia 20 de setembro no CCTG, que contou com a presença de 1,5 mil crianças da rede municipal e estadual de ensino.
Em meio a confrontos emocionais decorrentes da sua surdez progressiva é que Beethoven produziu a Quinta Sinfonia, uma das mais famosas e intensas composições sinfônicas já existentes. A obra popularizou-se marcando presença em desenhos animados, toques de celular e trilhas de cinema.
Em relação à “La Forza Del Destino”, a segunda composição apresentada em ambos os concertos, trata-se de uma adaptação do romance espanhol “Don Alvaro” feita pelo libretista Francesco Maria Piave. O enredo narra a história de três personagens, entrecruzados pelo poder do destino e obcecados por dois universos emocionais antagônicos: a culpa e a vingança.
O concerto do dia 22 ainda teve apresentação de outra importante obra de Beethoven, o “Concerto para piano 4”. Construída em sol maior, a composição foi apresentada pelo solista Leonardo Hilsdorf, um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, laureado em concursos internacionais na Alemanha, França, Espanha, México e Brasil.
“Forças do Destino” é mais um projeto do IAOSP que objetiva democratizar o acesso à música clássica por meio da realização de apresentações com ingressos acessíveis em um teatro de grande porte, ensaios abertos para alunos da rede pública e particular de ensino e explicações pedagógicas sobre os compositores e suas obras. O responsável pelas aberturas pedagógicas foi o especialista em Educação Musical, Guilherme Romanelli.
Foto: Maringas Maciel