Os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, regidos pelo seu maestro titular Stefan Geiger, tiveram uma plateia inusitada na noite do dia 22 de outubro de 2019: a Princesa Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, da Dinamarca, juntamente com sua comitiva oficial. Irmã de Sua Majestade a Rainha Margrethe II da Dinamarca, a integrante da Casa Real Dinamarquesa veio à Curitiba para inaugurar um Instituto de assistência social que leva seu nome.
O Instituto Princesa Benedikte é o primeiro projeto social dinamarquês no Brasil, com espaço físico de mil metros quadrados e capacidade para atender até 30 crianças em situação de vulnerabilidade social, retiradas da guarda dos pais por maus tratos, abusos e graves comprometimentos.
A Princesa cumpriu agenda oficial com autoridades municipais e estaduais, e, dentre os eventos, foi recebida pelo Vice-Governador Darci Piana no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, com honras militares. E foi nessa oportunidade que Sua Alteza Real teve o privilégio de desfrutar, juntamente com sua comitiva, de um concerto da mais tradicional Orquestra paranaense. Sob a batuta de Geiger, foram executados clássicos da música erudita e também composições emblemáticas da música brasileira, como Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, e Aquarela do Brasil, de Toquinho.
Oportunidades como essa reafirmam o papel da Orquestra Sinfônica do Paraná como um dos grupos de música erudita mais importantes do estado e como construtora ativa do patrimônio cultural imaterial paranaense. O presidente do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná Wilson José Andersen Ballão esteve presente no evento, confiram as fotos!
Fotos: Marcel Kriegl