Durante as últimas semanas de 2020, a Orquestra Sinfônica do Paraná, com apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, produziu uma série de concertos virtuais. As produções foram gravadas durante o mês de novembro e deram sequência ao projeto “OSP Online – Música para Tod@s”, que iniciou em março do mesmo ano.
Em primeiro lugar, destaca-se a publicação da obra “Oratório de Natal”, de Camille Saint-Saens. Com regência do maestro Stefan Geiger, o concerto está disponível nos perfis oficiais do IAOSP e da OSP no Facebook, Instagram e YouTube.
A apresentação da Orquestra foi gravada no Guairão, seguindo todas as recomendações especiais de distanciamento social para orquestras. Para a gravação foram usadas mais de 1.200 velas, distribuídas por todo o auditório. O concerto contou com a participação especial da atriz Mariana Ximenes, que interpretou diversos poemas escritos sobre a época de Natal, em gravação realizada no Theatro Municipal de São Paulo.
A obra, Oratório de Natal, foi escolhida pelo maestro Stefan Geiger. Escrita pelo compositor francês Camille Saint-Saens quando ele tinha apenas 23 anos, a música é até hoje uma das mais executadas por orquestras e coros ao redor do mundo. O arranjo apresentado pela OSP é de autoria do próprio maestro Stefan Geiger.
Outro concerto virtual publicado foi a obra “Sinfonia no. 3”, Opus 90, de Johannes Brahms. Ainda sob a regência do maestro Geiger, o vídeo está igualmente disponível nos perfis oficiais do IAOSP e marcou a celebração de ano novo da Orquestra.
O IAOSP, pelo projeto OSP ONLINE – MÚSICA PARA TOD@S, seguirá publicando concertos inéditos, sem público, até pelo menos o mês de março de 2021, fazendo com que a Orquestra Sinfônica do Paraná se mantenha produzindo e, mais do que isso, que possa transmitir uma mensagem de solidariedade ao público em meio à pandemia.
Links de acesso:
1. Oratório de Natal:
2. Brahms: