O concerto “Noite Estrelada”, realizado pela Orquestra Sinfônica do Paraná no último domingo (18/11), foi uma apresentação singular. Elegendo a trilha sonora do filme Star Wars como temática central, a OSP, conduzida por Stefan Geiger, fez jus à lotação máxima do Teatro Guaíra. O concerto foi, ao mesmo tempo, profundo e acessível.
Os ingressos esgotados refletiram um público heterogêneo, composto tanto pelos fiéis espectadores dos programas orquestrais de domingo de manhã quanto por fãs da série de George Lucas. Fugindo de uma exposição previsível das famosíssimas composições de John Williams, entretanto, o programa teve início com a série “The Planets”, de Gustav Holst.
Holst foi, de acordo com o maestro Stefan Geiger, a maior influência para que Williams compusesse a trilha sonora de Star Wars. A série apresentada é composta por sete composições, todas associadas à dimensão emocional dos planetas na psique humana.
O forte cunho astrológico da obra do compositor, além de ter sido diretamente responsável pela inspiração de Williams, foi uma perfeita analogia à dimensão alegórica de Star Wars: o filme foi notadamente influenciado pela relação entre o diretor George Lucas e Joseph Cambell, célebre antropólogo cujo trabalho foi seminal na compreensão da sociedade moderna ocidental em relação aos mitos.
Além disso, a OSP reiteirou a importância de John Williams enquanto expoente da composição de música para filmes com a apresentação da suíte de ET – O Extraterreste. Responsável, ainda, pelas trilhas de Harry Potter, Indiana Jones, Jurassic Park e de outros clássicos de igual importância, a inclusão de ET conferiu a devida homenagem à relevância do compositor estadounidense.
Por fim, o momento mais esperado da manhã se consolidou com a execução das músicas de Guerra nas Estrelas, quando o público assistiu atento a melodia-tema do filme adentrar o espaço do teatro lotado. Dias antes, em um flash mob em plena praça Generoso Marques, produzido com o suporte do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, a OSP conferiu uma amostra de sua possibilidade de adentrar o imaginário coletivo por meio de uma união com o mundo do cinema. O concerto de domingo, cujo início incluiu um agradecimento do maestro ao trabalho do IAOSP, foi o capítulo subsequente de uma série que se mostra, cada vez mais, capaz de mobilizar multidões.
Foto de divulgação: Maringas Maciel.